Quinta-feira, 16 de Novembro de 2006

Duvidas sobre Contos...

Hoje vou “roubar” um post neste teu Blog, meu querido filho para escrever algo que já alguns dias anda no meu pensamento.

Sim, porque gostava de saber a opinião de outras mães, para Ter a certeza se realmente faz ou não sentido a minha maneira de ver algumas coisas.

Falo de algumas histórias infantis.

Vou começar por dizer que à uns tempos atrás e cansada de ouvir a escolinha de Musica, pedi à minha mana para me encomendar (pk tem uma amiga k faz isso), um DVD das Canções da Carochinha.

Esperei uma eternidade pelo dito DVD, mas precisamente no dia em que o Di foi operado essa amiga da minha irmã entregou-lhe o DVD, e ao outro dia ele veio ver o Di e trouxe –o, mas tinha havido um engano e em vez das Musicas da Carochinha ela trazia “As historias da Carochinha”, mas o Di não lhe prestou qualquer atenção.

Mas esta semana lá coloquei o DVD no leitor e ele esteve ao meu lado no sofá a olhar com atenção as histórias (algumas).

E não gostei do que vi...

Pois tal como todas vocês também eu conhecia de cor aquelas historias mas nunca pensei muito nelas, mas agora penso e repenso.

Isto tudo porque em muitas delas a personagem é o Lobo Mau, e penso que o meu filho ao ver aquilo poderá vir a Ter pesadelos com o Dito, porque sendo ele pequeno não percebe que não é real.

Já vi em alguns blogs pesadelos dos filhos com o Lobo Mau, ou com a Bruxa Má, ou com o Bicho papão, e sensibilizou-me alguns, e até os compreendo coitadinhos, tão pequeninos ainda não sabem distinguir o real da ficção.

E tudo isto para saber a vossa opinião, acham que sou paranóica ou que realmente essa historias poderão de alguma forma levar o meu filho a Ter pesadelos???

Obrigada por me aturarem .... 

                                                                       

PS: Resta-me acrescentar que até à data de hoje o meu filho nunca teve pesadelos


escrevinhado por Mae Di às 17:12
link do post | Diga coisas | favorito
10 comentários:
De Sofia a 16 de Novembro de 2006 às 17:47
Ainda não cheguei a essa fase dele ter preferência por este ou outro desenho animado por o que quer que seja. Mas posso-te dizer que, independentemente daquilo que eles vêm ou não, podem sempre ter pesadelos. Agora já não é tão comum mas o piolhito tinha imensos pesadelos. Não achava nada normal que um bebé de 1^ou 2 meses tivesse tantos pesadelos se o ambiente cá em casa é o mais calmo possível.
Também te posso dizer que houve uma altura em que a minha sobrinha mais velha ~se recusava a dormir sozinha por causa dos pesadelos e não via nada que lhos pudesse causar. Isso são fases pelas quais todos eles passam e não é nada de preocupante.
Em relação ao lobo mau, basta que lhe expliques que não é real e que não faz mal nenhum. Vais ver que ele compreenderá à sua maneira.
Não sei se ele já teve algum pesadelo mas, quando isso acontecer, fala com ele baixinho e dá-lhe bastante carinho que isso acalma-os bastante.
Upss... mas que testamento.
Joquinhas
Sofia
De Linda Paixão a 16 de Novembro de 2006 às 17:56
Li o teu post anterior, e antes de mais espero que o teu menino fique bom depressa... este tempo e as constipações andam de maos dadas... os pequenos deviam ser imunes a tudo isso...
Quanto às histórias infantis... eu até percebo que a lógica seja a de recompensar os "bons" e os "valentes", e de castigar os "maus"... mas às vezes também dou por mim a perguntar se as crianças (ao menos nessa fase) não poderão sonhar com um mundo um pouco mais ideal...
Eu sei que é preciso alertá-los para os males do mundo... mas mesmo assim...
Quanto aos pesadelos... acho que depende muito de criança para criança... uns são mais sensiveis do que os outros... por isso querida... acho que tens de ver como o pequeno lhes reage...
É claro que dou a minha opinião sem experiência própria, pois como sabes, ainda não tenho pequenotes.
Beijos para vocês e as melhoras do menino***
De alessia a 16 de Novembro de 2006 às 20:58
Minha linda cá estou eu conforme pedido. Eu vou chocar todas com isto que vou dizer: Cá em casa os filmes são vistos pelas crianças (não os de sexo claro), mas por exemplo O Senhor dos Aneis, Gladiador, etc, ou seja filmes onde há maus e violência, mas esta Tia esteve com eles (7 e 9 anos) a ver o making off primeiro para eles verem como eram feitos os filmes, ou seja para verem o que é ficção, da mesma forma expliquei que novelas e series é tudo inventado por alguém- para perceberem que aquilo não é bem assim, O Gui já está na fase de conheçar a perceber, bem e ela também, que na vida real existem pessoas más, coisas más e é tudo explicado da melhor forma para que possam entender o que vêm na TV/Noticias e também para tentarmos que não lhes aconteça nada-se souber que é mão não vais lá, tens de conhecer um pouco do lado negro para ter medo/respeito. Mas no caso do teu filho (bem mais pequeno) é mais "dificil", penso que ele já começa a entender o que está mal e bem, mas acho que ainda não vai entender bem que o lobo mau não é assim, ou seja, os lobos animais não são como ele vê na história e a parte da moral ele ainda não entende. Logo as histórias da carochinha não são na minha opinião o melhor desenho para ele ver e entender (todas elas têm a moral da história) e ela ainda é pequenino para isso. Acho que há outros bonecos que ele vai gostar mais e achar mais piada....Quanto ao sonhos maus, fica descansada se eles entenderem o que estão a ver são bonecos ou filmes não há sonhos maus.

Deixa ser ele a escolher aqueles que o prendem mais.....na minha opinião os da musica são os melhores (já que ele adoro o meu blog e os bonecos a cantar)

beijocas sua linda e até mais logo
De Filipa a 16 de Novembro de 2006 às 21:26
Olá!
Sou a Filipa, mãe do Miguel do blog Azul Bébé! Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário.
Estive a ler o teu post sobre a cirurgia , e fiquei um pouquinho assustada. A pediatra e a minha mãe dizem-me que é simples, mas eles acabam por sofrer um bom bocado... O Miguel só vai operar quando tirar as fraldas.

Tens que comentar mais vezes no meu blog!
Eu venho mais vezes visitar o teu!
Beijinhos
Filipa
De Mel a 16 de Novembro de 2006 às 21:34
Tudo depende da maneira como ele vê e compreende.
Todas as histórias têm que mostrar algo de mau para valorizar o bom. É essa a moral da história.
Agora, nada de exageros. Se o "mau" for mesmo muito assustador e provocar medos é melhor evitar.
Olha, e quanto ás canções que tanto cantamos sem reflectir na letra??
Atirei o pau ao gato to to. Mas o gato to, to NÃO MORREU!!!
Já viste??' Então atiramos paus aos gatos para os matar???
Bjs
De a 16 de Novembro de 2006 às 22:40
Por acaso já tinha pensado nisso, mas também penso que, se a nós não nos fez mal, a eles não fará, desde percebam que aquilo é fantasia.
Acho...
Bjs
De carla m. a 17 de Novembro de 2006 às 01:16
Olha eu nunca tinha pensado nisso!!!
Sempre me contaram historias, sempre li muito, mesmo em criança, nunca tive pesadelos, mas...
Faz o que achares melhor!
Beijos
De Sónia a 17 de Novembro de 2006 às 09:36
Eu por acaso acho que podes ter razão, mas acho que eles têm pesadelos até com os personagens bonzinhos como o Noddy e o Ruca...além disso faz parte do crescimento deles e nós não podemos evitar!

Beijinhos e bom final de semana.
De necedu a 17 de Novembro de 2006 às 11:40
como dever ter lido no m eu blog o Duarte uma altura também andou com pesadelos por causa de um episódio do noddy que tinha medo do smonstros. Por isso acho que deves evitar mostrar-lhe esse tipo de desenhos animados.
Jocas
De Cris a 17 de Novembro de 2006 às 14:02
Olá mais uma vez,
Na minha opinião, os nossos filhos têm que ter o conhecimento do bem e do mal.
Agora há uma coisa, se calhar ainda é cedo para começar a ver estas coisas - no meu entender, claro!
Eu para já gosto que a Rafaela veja os bonecos que dão na TV, RTP2, Panda e Disney, mas os bons, não aqueles que é guerras e monstros e vou continuar assim até que ela tenha idade para entender o que lhe explico. Ainda hoje muitas vezes explico coisas às minhas sobrinhas de 3 e 4 anos...
Esta é a minha opinião.
Beijocas.

Comentar post

.Mais sobre mim

.Posts recentes

. Mudanças...

. São 11:15H

. Miminho

. Aniversário

. Numeros...

. Palavras para quê??!!

. "A estrela de Joana"

. Apesar...

. Gripe...

. A Inocencia nas palavras....

.Quandos te visitaram - desde 19-09-2006

PisosBuscadorBajar ManualesAnunciosLibros Ciencia

.O que já foi dito:

.Calendário